18.7.07

Em cima do muro!

o muro passava por aqui


Antes de começa a falar de Berlim: a Alemanha tem Volkswagen.

o velho

e o novo
tem também currywurst (tradução: salsicha com curry e molho beeeem picante)
tem cerveja vagabunda com embalagem pet comprada no supermercado pra tomar na praça

e tem cerveja boa que custa 5 vezes mais que a anterior num lugar legal

Berlim
O significado exato da palavra Berlim não sei mas é por causa da região pantanosa de onde se encontra a cidade. A cidade é toda cheia de monumentos, museus e memoriais e não é pra menos dado a quantidade de acontecimentos históricos.
quem quiser tem wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Berlin

Portão de Brandenburgo

Símbolo muito importante de Berlin e da Alemanha unificada que aparece nas moedas de 10 20 e 50 centavos a estátua já passou por modificações e substituições. A historia mais interessante é que Napoleão gostou tanto da estátua que lá estava que levou-a pro seu museuzinho de Paris, o Louvre. A nova estátua sofreu algumas modificiações e propositalmente ou não ela está olhando pra embaixada da França.



Mais um fato interessante é que o portão é cercado por prédios que deveriam ser notáveis, mas não o são para que não tirem a atenção do portão, se não tivessem me contado nem saberia da existencia deles:
- O hotel onde o ilustre Michael Jackson pendurou o filho na janela, é todo cheio de luxo(por dentro, fora é so um prediozinho) e caríssimo: por volta de US$ 25000 por noite
- Um prédio de escritórios projetado por um arquiteto(não guardei o nome) famoso por prédios extravagantes e todos cheio de curvas. Por dentro disseram que tem o formato da barriga de uma baleia e por fora é um caixote sem graça.
-Embaixada dos EUA, totalmente discreta só com uma bandeirinha
-Embaixada da França: um caixote sem graça, não parece nem um pouco com os prédios de Paris e só tem uma bandeirinha discreta também. A estátua está realmente olhando para a embaixada.



Fernshturn (torre de TV)


Construida para ser o símbolo do desenvolvimento da GDR (Alemanha oriental), tem 368 m de altura e é a 3ª maior estrutura da europa. No centro da esfera é possível observar a cidade toda e há um restaurante giratório.
Repare na cruz formada pelo reflexo do sol, que não era esperada. Logo os comunistas que não se dão bem com religião ergueram uma torre onde se pode ver uma cruz em boa parte da cidade. Eles tentaram sumir com essa cruz submetendo a esfera a tratamentos químicos e pinturas mas não teve jeito e por isso é chamada de "vingança do papa"

eu e a praça com Marx & Engels

o André tentando aprender alguma coisa
caixotinhos residenciais comunistas vistos da torre

mais uma vista

o Tiergarten

Tiergarten
Era o jardim privado de caça do rei.

Pega!

Agora é o maior parque de Berlim(e é muito grande!) onde o pessoal vai caminhar, andar de bicicleta e fazer picnic. O famoso zoológico de Berlin é uma espécie de anexo do parque. Não entrei no zoológico(questão de € e tempo) mas vi uns passarinhos de longe, pelo lado do parque:

essa cegonha ou o que quer que seja tinha mais ou menos 1,5m de altura
e isso deve ser uma galinha exótica da Nova Zelândia

Bem no meio do parque fica a coluna da vitória (o link tem a descrição e umas curiosidades), com um pouco de boa vontade pode-se vê-la na foto do Tiergarten na torre de TV.

perfil

di frenti
discostas

O Tiergarten também é onde a maior parte das pessoas que não tem praia ou laje vão para tomar sol. A outra parte se espalha em outros parques jardins e praças em toda a cidade.


Aproveitando a deixa: outros lugares verdes

mais branquelos tomando sol
tem moça bonita
mas nem tanto

O pessoal é doido por uma fontezinha também
tava mesmo calor!
impressionante como a criançada se diverte com água
mais moça bonita
e se quiser da até pra por o pé num arco-iris

Agora é guerra!

Kaiser Wilhelm Memorial Church

Esse memorial fica perto da entrada do zoológico na parte oeste da cidade no que sobrou de uma igreja depois de ter sido bombardeada pelos ingleses na II Guerra. Junto foi construida uma nova igreja toda moderna. Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Kaiser_Wilhelm_Memorial_Church

A torre em frente é a torre de sinos da igreja nova
Essa avenida é toda moderna cheia de lojas sofisticadas

outro ângulo
e mais outro
outro dia e outro horário, o caixotinho cinza escuro em frente é a igreja nova

vista aérea: a igreja nova em formato hexagonal onde era a nave da antiga e a torre de sinos nova, também hexagonal. Foi numa barriquinha por ai que comi a currywurst.

Berlin teve muitas construções destruidas na guerra e hoje em dia boa parte foi recuperada ou reconstruida mas ainda conserva prédios com estragos da guerra.




Os predios do governo nazista que não foram destruidos durante a ocupação de Berlin foram demolidos pelos soviéticos com exceção da sede da Luftwaffe. O prédio sofreu poucos danos durante a ocupação e foi eleito para ser a sede do novo governo da Alemanha ocidental. Hoje em dia já não é muito querido por ser sede do setor de taxas.

Não muito longe dali ficam os restos da fundação do prédio do quartel general da SS e da Gestapo onde há uma exposição chamada de 'Topologia do Terror' que mostra como era o funcionamento dessas organizações. Por falta de planejamento só consegui ler as figuras, a exposição está em alemão e cheguei muito tarde pra pegar o audio-guide.

Sachsenhausen
Foi o primeiro campo de concentração dos nazistas e servia como treinamento do pessoal da SS. Também foi utilizado como campo de concentração pelos soviéticos depois da ocupação. Tem barraquinhas reconstruidas onde as pessoas 'moravam', o lugar onde os prisioneiros eram executados a tiros, as fundações de onde ficava a câmara de gás e o crematório. De original resta uma parte da prisão onde aconteciam as torturas, a enfermaria e o necrotério. Os lugares todos tem paineis fotos e desenhos explicativos, tirei várias fotos mas não vou colocar que não estou nem um pouco afim de lembrar dessas coisas agora. Quem quiser ver mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sachsenhausen
ou mostro as fotos depois

O muro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_de_Berlim


Esse pedaço fica no mesmo lugar da Topologia do Terror, se não é o único é um dos poucos que sobraram. O muro na verdade eram dois e os soldados eram instruidos a atirarem para matar em quem quer que estivesse entre os dois. Esse da foto é o muro da parte ocidental e pode-se observar a ponta redonda que não proporciona ponto de apoio para algum suposto fugitivo, muito mais eficaz que qualquer arame farpado ou lança. Parece que também havia areia entre os dois muros para dificultar a corrida. Curiosidade: esse pedaço do muro hoje em dia é cercado para impedir turistas de levar lembrancinhas gratuitas de Berlim.

A passagem entre os dois lados deveria ser feita através dos checkpoints. O mais famoso deles é o Checkpoint Charlie, destinado a diplomatas e turistas. Charlie não é o nome de algum bravo soldado, é só o numero três na contagem alfabética alpha, bravo, charlie, delta, etc.. Lá fica uma guarita cinematográfica, um museu e uns painéis na rua contando historias interessantes de travessia do muro.

Os comunistas são todos iguas, mas uns são mais iguais que os outros e moravam nos predinhos bonitinhos. Lá moraram membros do governo pessoas famosas e orgulhos da nação como medalhistas olímpicos.

Um pouco mais adiante, nesse mesmo estacionamento ficava o bunker pessoal do Hitler. Fizeram questão de desaparecer com o bunker onde ele se suicidou para que não virasse um ponto de perigrinação neo-nazista, no lugar só há uma placa informativa.

Monumento em homenagem aos judeus europeus assassinados
Consiste em 2711 caixotes de concreto de tamanhos variados. Não é bem um monumento para ser visto, o grande lance é caminhar por entre os caixotes: cada pessoa há de experimentar uma sensação diferente.

No subterrâneo ha um centro de informação sobre as vítimas, os locais de extermínio e os locais de memória existentes atualmente. Muito bom, é gratuito, muito bem equipado (inclusive banheiro muito limpo e até um bebedouro!), guias muito atenciosos e o fato mais curioso: folheto explicativo em português!

Fotos da cidade




show de rua animal, acho que o cara tinha mais de 50 taças diferentes pra tocar
teatro famoso

concerto de musica erudita na rua no finalzinho de domingo, andar sem rumo tem dessas

Estação de U-Bahn, metro subterrâneo. Tem também o S-Bahn de superfície. Berlim tem o melhor sistema de metro que eu vi. No começo é bem confuso achar as linhas e estações no mapa, mas depois de aprender parece a melhor coisa do mundo.
Essa acho que foi construida no governo nazista

Marx & Engels e eu, a praça ja apareceu na parte da torre de tv


A fonte que já apareceu antes, galera não dá sussego nem a noite


a galera gosta de água mesmo! Sony Center em Postdamerplatz
mais show de rua, musica dance com solo de blues e percursão de boca

no último dia, Olympiastadion construido em 1936 usado nas olimpiadas de 1936 e nas copas do mundo de 1974 e 2006. Cheguei tarde de novo e não pude entrar, pelo menos foi o que entendi lendo as figuras e os números de uma placa.

então tirei fotos de sombras das 20:30

um pouco antes de ir embora, umas 22:30, jazz com violino(eu nunca tinha visto!) no Hackeschermarkt, a moça cantava muito bem!
e olha so o que eles tocaram =)


Como meu vôo de volta era logo de manhã fui pro aeroporto pra passar a noite, pelo jeito cheguei tarde pra pegar um leito confortável. A galera dormia com gosto mesmo, eu conseguia escutar pelo menos 3 tipos de roncos diferentes. Ainda chegaram muito mais pessoas pra se acomodar no chão do aeroporto-albergue.
eu me instalei logo atrás das cadeirinhas e tive sussego até umas 4:00 quando começaram os check-ins e consequentemente o barulho.

Enquanto esperava fiquei escutando rádios alemães, é totalmente inútil tentar acompanhar um noticiário. Só entendi que falaram do Brasil e de São Paulo e só depois de chegar me toquei que falavam sobre o acidente no aeroporto.

Taí uma parte da viagem, espero que esteja conseguindo compartilhar um pouco dela.

Um comentário:

smurf disse...

Rapaz, ficou fantástico esse post.
Deu vontade de voltar praí, hehe.
Sem mais,