18.5.07

Leria

No último fim de semana a convite do Pedro, meu colega de quarto, fiquei hospedado em sua casa. Leiria é uma cidade média, mas é bem espalhada com a parte central e as freguesisas todas espalhadas e ligadas por estradas, achei bem parecido com uma cidade pequena que conheci em Santa Catarina. Ah como muitos lugares fora de Lisboa eles moram em casas e não em apartamentos.

Acho que nunca fui tão bem tratado, nunca vi tanta hospitalidade. A família dele tem a cara do que eu achava que fosse os italianos: no jantar todo mundo falando alto brigando e discutindo. O interessante é que com a mesma intensidade com que discutem também conseguem ter bom humor e fazer piada um com o outro, só não entendo como o pessoal de lá é tão estressado morando num lugar sussegado daquele.


Vista do quarto de hóspedes

Com direito a ovelhas

no cantinho de uma das janelas...


O fim de semana teve direito a passeio por Leiria(castelo, centro comercial, feira de maio e outros). Também particepei da 1a comunhão de um gurizinho amigo da família com almoço em restaurante fino daqueles que abrem o vinho pra experimentar, mas não pude experimentar porque o pai do Pedro foi logo pegando a garrafa e enchendo a taça dele e a minha. O vinho e a leitoa assada(especialidade da casa) estavam muito bons, acho que foi a melhor refeição que comi por aqui. Ah, o pai dele é o único Manuel que vi em Portugal!
E o domingo acabou com uma visita a Fátima que estava bem cheia, 13 de maio é o aniversário da primeira aparição. A cidade lembra Aparecida, tem a basílica e lojinhas vendendo santinhos por todos os lados.


Castelo de Leiria - Como algumas outras cidades Leiria cresceu as margens de um rio(Lis) e em volta de um castelo. O castelo foi construido por D. Afonso Henriques para proteger a fronteira sul dos seus domínios enquanto tentava conquistar a Galiza no sec XII.











Feira de Maio - Durante o mês de maio há a tradicional feira de maio em Leiria onde se tem barraquinhas vendendo bugigangas de todos os tipos, comidas e parque de diversões.


Pedacinho da feira, vazia durante o dia e cheia a noite de um tal jeito que nem se dava pra andar

Não podia faltar uma barraquinha de caipirinha, que o pessoal aqui é tarado por causa disso

Não tirei foto, mas tinha um churros de rolo que é chamado fartura. E lembrando do feriado de finados de 2005, podiam é vender desses no Guarujá por R$0,50 né nerdão? =)

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi nene!

Vim visitar voce. =)

Beijos!!

Anônimo disse...

oi, Dani

Quero passa um fds em Leria, adorei esse lugar.
RSRSRSRSRS

Pelo jeito vc está aproveitando muiiiiiiiiiiiiito !

e isso aí !

Beijão